O prêmio RIBA House of the Year, que destaca a melhor residência unifamiliar projetada por arquitetos no Reino Unido, foi concedido este ano à House on the Hill, projetada por Alison Brooks Architects. Localizada em Gloucestershire, a casa consiste em uma extensão contemporânea de uma casa de fazenda do século XVIII que funciona como residência e como acervo de arte. Construída ao longo de mais de dez anos, o projeto cria uma rica experiência espacial ao estabelecer uma forte conexão entre a casa e a paisagem. O júri elogiou a casa pelo “amálgama de arquitetura, paisagem, habitação e arte” que consegue criar um ambiente leve e tranquilo.
Os arquitetos da Alison Brooks restauraram a casa de fazenda feita em pedra no século XVIII e converteram a estrutura em um amplo espaço de galeria. A extensão de dois andares está parcialmente embutida na encosta e contém áreas domésticas. No térreo da nova ala, a cozinha, a sala de estar e a sala de jantar se abrem para os terraços exteriores. Uma escada que funciona também como galeria conduz ao primeiro andar que possui dois quartos, um escritório e um terraço. Ao longo da casa, uma série de nichos, bancos e recessos fornecem o cenário para a coleção de arte do proprietário.
Este desenho geométrico une habilidosamente o antigo com o novo - conectando duas arquiteturas separadas por mais de 300 anos. Intrigante e distinta, House on the Hill é o resultado impressionante de uma colaboração de dez anos entre os proprietários e o arquiteto. Este é um trabalho extraordinário de amor em forma de arquitetura. Cada detalhe foi meticulosamente considerado e primorosamente acabado, resultando em uma casa verdadeiramente notável que realça sua configuração única. - Simon Allford, presidente da RIBA
A extensão é envolta em revestimento de fibrocimento escuro, feito para remeter aos tons da vizinha Floresta de Dean. O projeto reduziu o consumo de energia com a implementação de climatização geotérmica do ar, painéis solares e um amplo telhado verde sobre a nova ala. As reformas também levaram em conta a revitalização do entorno através da implantação de campos de flores silvestres, pomares e maciços de vegetação restaurados.
Alguns projetos selecionados para a RIBA House of the Year 2021 foram:
- Corner House por 31/44 Architects
- House for Theo and Oskar por Tigg + Coll Architects
- House in Assynt por Mary Arnold-Forster Architects
- House on the Hill por Alison Brooks Architects
- The Outfarm por TYPE Studio
- The Slot House por Sandy Rendel Architects e Sally Rendel
- The Water Tower por Tonkin Liu